sexta-feira, novembro 09, 2007

Paixão

Já falei que adoro artesanato? Não? Pois então está dito: amo artesanato! De tudo que é tipo, forma, cor. Sou quase que uma craftholic (nem sem se existe essa palavra em inglês, mas anyway...). Ou melhor sou uma lunática por artesanato. Feirinhas? É comigo mesmo. Blogs? Adicionados no favoritos.
Se está pensando que só gosto de olhar e comprar está muito enganado. Gosto e muito de produzir. Se pudésse viveria disso. Só que no Brasil o artesanato não é tão valorizado assim. Tirando algumas pessoas sortudas e talentosas (diga-se de passagem), poucos amantes dessa arte conseguem viver com dignidade, a maioria sobrevive. O que é uma pena. Mas é o resultado mais bruto da Revolução Industrial lá no indo século 19. As grandes linhas de montagem tiraram dos produtos a beleza dos pequenos defeitos que os tornam tão únicos. Os departamentos de compras das megacorporações fazem imensas negociações com os fornecedores que fica impossível competir com eles. É mas não quero falar sobre isso, porque também não sou contra. Sei que o mundo não teria evoluido tanto se não fosse isso.
Então vamos deixar esses questionamentos do que é melhor ou pior para os economistas. O que nos interessa é realmente manter viva essa chama dentro dos corações e mãos de todos os artesões do mundo. E quem sabe um dia, o artesanato aqui seja tão valorizado e respeitado ( e bem remunerado) quanto lá fora.
Enquanto isso não acontece, sigo transformando essa paixão em hobby e não em ganha-pão. Mas como nem tudo precisa ser amador, estou na fase de me tornar um pouquinho mais profissional. Digo isso, porque de uma vez por todas quero ter um "cantinho" meu. Um lugar que eu possa criar, transformar, inventar, sem que seja tudo em uma improvisada mesa.
Tudo ainda não passa de projeto, de qualquer forma quero registrar meus objetivos para que eles se concretizem:
1º - Arrumar a despensa e transformá-la no meu studio.
2º - Comprar algumas prateleiras e porta-trecos
3º - Usar a técnica aprendida no SuperZiper e transformar alguns vidros em potinhos super despojados e fashion.
4º - Comprar minha máquina de costura
5º - Óbviamente, aprender a costurar.
6º - Criar um blog especifico de artesanato e/ou participar de fóruns
7º - Desenvolver todos os bonequinhos de feltros dos moldes que peguei na internet
Bom, por enquanto acho que era isso.
Para provar que não estou mentindo segue abaixo meu primeiro trabalho em feltro. Sei que ainda falta muito para evoluir, mas até que ficou bonitinho, não?


ps: o molde fui eu mesma que fiz, a partir de um pingente que eu tenho!



See ya,